terça-feira, 26 de outubro de 2010

Comissão Coordenadora



Mantemos uma organização horizontal, sem presidente, baseada na tomada de decisões importantes e transversais na Direcção, na autonomia de cada núcleo no seu trabalho diário e numa ligação estreita destes, através dos seus coordenadores, à Comissão Coordenadora.

Organização

A Direcção da Associação dos Estudantes será composta por 6 núcleos de trabalho: Desportivo, Informação e Divulgação Científica, Pedagógico e Política Educativa, Cultural e Espaços, Recreativo e Gestão. Ao contrário do ano passado, agrupamos o núcleo Pedagógico e o de Política Educativa pois acreditamos que assim o seu trabalho será mais unido, facilitando uma visão mais alargada dos problemas dos estudantes e gerando respostas mais estruturadas e fortes. Por outro lado, dividimos o Cultural e Espaços do Recreativo acreditando que, neste caso, cada um se poderá focar numa área específica e desenvolver um trabalho mais significativo, não recaindo sobre um mesmo grupo actividades tão diferentes. Por fim, apresentamos a criação de um núcleo de Gestão que inclui a Tesouraria e envolve a gestão interna diária da AE e a gestão dos contractos e diversos protocolos com parceiros exteriores.
A Direcção reúne regularmente definindo as linhas gerais de trabalho no sentido de se cumprir o programa eleitoral e de se realizarem outras actividades que surjam e sejam de carácter relevante para os estudantes. É a Direcção que, aprofundando o debate sobre as questões que são importantes para os estudantes e a forma de levar a cabo o trabalho nesse sentido e em que todos os seus membros têm o mesmo poder de decisão, toma as decisões mais importantes e delibera sobre o trabalho dos núcleos.

Comissão Coordenadora

A Comissão Coordenadora surge da necessidade de dar uma resposta célere a questões transversais da AE e que envolvem o trabalho de vários núcleos. É ela que organiza e coordena o trabalho dos grupos entre si. É necessário que esteja em permanente contacto e que nela esteja incluído o núcleo de gestão para que todos os núcleos lidem directamente com as contas e os diversos contractos. Os coordenadores fazem a ligação necessária de e para o seu núcleo. É, no fundo, um trabalho mais diário e eficaz na resolução de problemas em tempo útil e na circulação de informação entre todos. Torna mais eficiente a troca de informação a nível interno e externo e retira da Direcção o peso de gerir muitas questões diárias. Mantém, no entanto, um modelo de funcionamento democrático pois não tem poder de decisão sobre o trabalho dos Núcleos.
Desta forma, a Comissão Coordenadora será composta por 8 membros: o coordenador de cada núcleo e todo o núcleo de gestão (3 membros).

Funciona!

Os estatutos da AEFCL não definem nenhuma estrutura organizacional obrigatória e a AEFCL já experimentou vários tipos de organização ao longo dos anos. Acreditamos que há vários modelos de organização que funcionam e são eficazes desde que o trabalho seja sério. Nós adaptamo-nos a este modelo pois no nosso entender as decisões tomadas em conjunto são muito mais completas e permitem atingir melhores soluções, são mais adequadas à realidade porque englobam em si opiniões e pontos de vista diversos. Além disso, foi esta a nossa forma de trabalhar durante um ano e, está provado: funciona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário