segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Apresentação da Lista π


O que é o π?

A Universidade é provavelmente o espaço mais rico por onde alguma vez iremos passar, onde se misturam origens e culturas diversas, múltiplas áreas de saber e interesses distintos. Acreditamos que a nossa formação universitária vai muito além da formação científica: é também a formação do espírito crítico, do gosto pela discussão, da capacidade de questionar o mundo, de intervir na sociedade e de ser capaz de construir alternativas. O papel de uma Associação de Estudantes é o de estimular e potenciar essas dimensões da vida na Universidade que são tantas vezes negligenciadas, bem como exigir uma formação académica de qualidade, que permita que todos tirem o melhor partido das suas capacidades.

O π surgiu há mais de um ano da vontade de muitos estudantes em transformar a forma como estudamos e vivemos na FCUL. Há um ano atrás ganhámos a confiança da maioria dos FCULianos para pôr mãos à obra e mostrar que a faculdade podia ser melhor. Num único ano muita coisa mudou. A AEFCL passou a ter uma secretaria organizada e espaços de convívio abertos a todos os estudantes; uma contabilidade regularizada, pública e transparente; foram conseguidas importantes vitórias a nível pedagógico (como o caso do abaixo-assinado pela Época Específica em Setembro e para todos que juntou mais de mil assinaturas de toda a comunidade académica da FCUL); participámos na luta por um Ensino Superior público para todos e por uma melhor Acção Social; envolvemos toda a comunidade da FCUL na discussão e reflexão sobre problemas sociais e pedagógicos; e trouxemos a arte, o cinema, a música, a dança e as festas para dentro da FCUL. Se é verdade que cumprimos a maior parte daquilo a que nos propusemos e ainda actividades além das propostas, também é verdade que não se consegue fazer tudo em apenas um ano e em certas áreas foi apenas possível lançar as bases para o trabalho futuro – é o caso da radioActividade ou da revista da Faculdade de Ciências.

A prova de que o projecto tem pernas para andar é o facto de, neste novo ano, muita gente nova se ter decidido juntar ao projecto: alguns de nós pertenceram aos órgãos da AEFCL no ano anterior, outros começaram a colaborar em actividades pontuais e muitos juntam-se agora ao projecto. Trazemos ideias novas e propostas diferentes mas a mesma vontade de trabalhar em conjunto e apoiar todos os grupos da FCUL de forma aberta e igualitária, de dar o litro para resolver os problemas pedagógicos e de pôr a FCUL a fervilhar de todo o tipo de actividades novamente!

Gostamos de críticas construtivas, por isso não deixes de nos dar a tua opinião ou de fazer propostas. Muita coisa se disse, muita coisa se diz e se dirá também nesta campanha mas contra factos não há boatos! Se tens dúvidas, vem falar connosco na banca do c5 ou consulta as propostas de cada núcleo no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário