terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mesa da RGA




A mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) é um dos órgãos da AEFCL, sendo composta por 3 alunos. A sua função é propor as reuniões e o temas a serem tratados, moderar a discussão, escrever a acta e divulgar a todos os alunos da FCUL as decisões tomadas na RGA.
Uma RGA, ou reunião geral de alunos, é um momento de debate e decisão que deve ser participado pelo maior número de estudantes possível, uma vez que as decisões que saem da RGA vão, sempre, influenciar a vida estudantil dentro da nossa faculdade. Todos os estudantes presentes igual direito de voto das decisões ai tomadas. Depois de aprovadas as moções em RGA, a Direcção da AEFCL tem o dever de as fazer cumprir.
A mesa da RGA convoca e divulga as RGA’s, no entanto tu também podes convocar uma RGA se achares pertinente. Basta que entregues um abaixo – assinado, que contenha assinaturas de 10% do Universo de alunos da FCUL, portanto cerca de 500 assinaturas, bem como uma lista que mencione os assuntos propostos por ti para discussão.

Nos últimos anos as RGAs têm sido desvalorizadas e pouco participadas, em parte porque os estudantes têm optado por uma via de desresponsabilização para com os assuntos que mais lhes dizem respeito, em parte também porque temos todos cada vez mais horários difíceis de conciliar e mais carga de trabalho extra-aulas. Sabemos que nem sempre é fácil motivar a comunidade estudantil a participar nestes debates, por 1001 motivos diferentes. No entanto, também sabemos que este é o espaço privilegiado de discussão, onde todos podem dar a sua opinião livremente, onde são discutidos os problemas que afectam os nossos dias e onde as soluções podem ser encontradas. Por lei, cada estudante tem direito a faltar a aulas para participar em duas RGA’s por ano. No entanto, como sabemos que muitas vezes faltar a uma aula prática ou TP implica perder matéria importante, continuamos a batalhar pela gestão dos horários e salas que permita libertar as 4ªs à tarde para todos os alunos, como forma de estimular a participação estudantil na vida universitária e em actividades extra-curriculares.
Esta lista propõe uma mesa de RGA atenta, que vai procurar manter um debate contínuo sobre as questões que afectam a nossa vida de estudantes. A dinamização do fórum online servirá para preparar as reuniões e motivar os estudantes, passando-lhes a bola da proposta do debate.
As RGA’s não podem acontecer sem TI! Por isso mais uma vez fica o apelo, está atento e aproveita as RGA’s.


Nenhum comentário:

Postar um comentário