sábado, 30 de outubro de 2010

Opiniões FCULianas

Porque nós incentivamos às opiniões e sugestões FCULianas, aqui está uma voz que queremos partilhar.


Posts sobre as eleições para a AE:
Ponto de Ordem à Mesa :)
Ponto de Ordem à Mesa :) 2
Ponto de Ordem à Mesa :) 3 Parte 1
Ponto de Ordem à Mesa :) 3 Parte 2
Ponto de Ordem à Mesa :) 3 Parte 3
Ponto de Ordem à Mesa :) 4
Ponto de Ordem à Mesa :) 5 Parte 1
Ponto de Ordem à Mesa :) 5 Parte 2
Ponto de Ordem à Mesa :) 5 Parte 3


O bloguista fez uma entrevista a 2 membros das listas concorrentes (lista PI e lista U), aqui está a trascrição da entrevista ao nosso membro (Joana Silva):


PS – Quais são as bandeiras que a tua lista defende?

Joana Silva – Além de defendermos uma faculdade para todos, queremos dar melhores condições aos alunos que já cá estão, não só através da nossa acção mas também através do apoio às várias comissões de alunos da Faculdade. Queremos continuar a auxiliar no passar da mensagem da Direcção da Faculdade para os alunos, sobretudo nas medidas que tem impacto na nossa vida académica. Queremos continuar a reforçar que a essência da Faculdade são os alunos e quem nem todas as medidas nos tem sido benéficas. Queremos também que os estudantes saibam que tem uma voz na Faculdade. Se alguém achar que existe algo que não os está a ajudar [no seu percurso académico] deve fazer a sua crítica e a nossa Direcção estará empenhada não só a ajudar mas fazer sentir que outros poderão fazer o mesmo. Não queremos cingir a vida do aluno só às festas e às aulas. Tem de existir um ponto de equilíbrio através do enriquecimento pessoal e cultural através de diferentes actividades para os diferentes tipos de alunos para que estes se sintam realizados.

PS – Porque é que devem os estudantes votar pi e não votar u?

Joana Silva – Não é não votar u. Eu vejo as propostas das duas listas e são muito parecidas. Muita gente até já reparou nisso. O pi para além da continuação de um projecto anterior, tem novos elementos e novas ideias, apresenta-se enriquecido. A pi já cá esteve um ano e já mudou muita coisa. É muito fácil chegar cá alguém e pegar no nosso projecto e querer melhorar.

Colocando ambas [as listas] no prato da balança eu votava pi, se estivesse de fora, porque é um trabalho contínuo, trabalho esse que começou praticamente do zero. Neste momento podemos ver que, através do trabalho desenvolvido, das actividades organizadas, do apoio aos núcleos de estudantes e comissões de praxe que o pi foi uma aposta ganha.

PS – Que avaliação fazes do mandato da actual direcção?

Joana Silva – Há um ano atrás eu tinha muitas duvidas se a pi ganhasse se iria conseguir fazer alguma coisa. Até pensei que não fossem fazer nada. Foi pelo facto de ter sentido que ao longo deste ano existiu uma mudança significativa na forma de estar da Direcção que este ano decidi fazer parte deste projecto. Sinto que neste momento toda agente que chega à Faculdade sabe onde é a associação, sabe o que pode esperar da associação, são constantes as actividades organizadas por esta e estão sempre atentos às decisões tomadas por parte da nossa Faculdade, Universidade e mesmo a nível nacional.

Várias foram as actividades desenvolvidas pela Direcção mas gostaria também de fazer referência à forma como se tem divulgado essas mesmas actividades. Os estudantes tiveram um melhor conhecimento do que a sua AE estava fazendo sobretudo quando existiu algo que lhe tocava próximo como foi o abaixo-assinado que foi promovido e que teve o impacto de abrir a porta da época especifica a todos os alunos

PS – Algo mais a dizer?

Votem pi (risos), porque este é um projecto que acredito caso contrário não estava cá. Metade da lista foi renovada e isso só é possível quando um projecto funciona e existe um reconhecimento por parte da comunidade estudantil. Estamos sempre abertos a novas pessoas pois somos um grupo aberto. Não somos anti-praxe como se tem referido. Temos tido vários caloiros que se dirigiram à nossa banca, infelizmente, com essa ideia implantada tal como a ideia que nós não apoiamos as comissões de praxe. Felizmente os caloiros mais sensatos tem vindo falar connosco para tirar essa e outras dúvidas, algo que para nós é positivo porque não só termina com um boato, que são normais nas campanhas, mas reforça a nossa posição pois não só o dissipamos como dizemos que apoiamos todos os alunos, quer vão às praxes, quer os que não vão porque são anti-praxe ou porque não se identificam com o que a praxe é hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário