terça-feira, 26 de outubro de 2010

Informativo e Divulgação Científica



Como estudantes do Ensino Superior não podemos descurar o que nos rodeia e precisamos de tomar posições relativamente às medidas que nos são impostas e nos afectam directa e indirectamente, e é neste sector que te vamos apoiar!
O Núcleo Informativo e Divulgação Científica tem um papel fundamental na comunicação com os estudantes e na sua ligação com os diferentes órgãos hierárquicos da FCUL. Numa segunda perspectiva, mas não menos importante, é também necessário que os alunos estejam em contacto com a realidade da Universidade de Lisboa, a actualidade do Ensino Superior e que se sintam parte de uma comunidade estudantil nacional e internacional. Este departamento é crucial na união dos estudantes e na resposta às suas dúvidas e anseios.
Não te faltará informação pois estaremos a trabalhar para ti, é o nosso objectivo dar-te as ferramentas necessárias para tomares melhores decisões e construíres opiniões mais fundamentadas.

Depois de termos dado uma cara nova ao IMPROP, o jornal da AEFCL, propomos este ano publicá-lo mais frequentemente e com uma periodicidade definida. Consideramos o IMPROP um dos mais fortes meios de comunicação ao serviço dos estudantes, estimulando o espírito crítico e o pensamento sobre questões de carácter político, social e cultural. Queremos torná-lo mais interactivo e participado junto da comunidade estudantil e que contemple muito mais sobre aquilo que se passa na FCUL. Continuar a devolver-lhe a importância e o espaço de destaque que merecia até há poucos anos atrás. Queremos que nos ajudes a torná-lo mais agradável e com temas do teu maior interesse.
Vais continuar a saber das notícias da tua Associação em suporte informático: podes contar com a Newsletter que te informa do que mais importante acontece na FCUL. Através do site da AE ficas a par das actividades que vamos organizando, das fotografias das festas e convívios onde estiveste, das palestras que não podes perder e de todas as políticas educativas que influenciam a nossa vida académica. Completar e aumentar a quantidade e qualidade de informação prestada no site bem como fazer a sua permanente actualização é um dos nossos maiores objectivos para este ano. E para garantirmos que a informação mais importante é acessível a todos, incluindo os estudantes em mobilidade, o site também estará disponível em inglês. Mas não te preocupes, se preferes redes sociais, também vais estar a par de todos estes assuntos, no teu facebook.
Ao longo deste ano, com a criação de um espaço que albergasse o arquivo da AEFCL e à medida que nos íamos embrenhando na nossa história colectiva enquanto Associação dos Estudantes fomo-nos deparando com a ausência de uma boa parte do arquivo (dentro do que era expectável). Essa ausência reporta-se essencialmente até ao final da década de 70 e a totalidade do arquivo está bastante dispersa e desorganizada. Por diversas razões não fomos capazes de levar acções a cabo no sentido de investigar e recuperar esse arquivo, mas essa tarefa revela-se agora essencial e um dos nossos grandes objectivos. Como Associação repleta de história e centenária que somos, é nosso dever restituir essa memória, organizá-la, analisá-la e acima de tudo, devolvê-la aos estudantes.
As bases para iniciar o processo de criação da Revista da Faculdade de Ciências foram lançadas este ano e continuamos muito empenhados em desenvolver este projecto. Esta revista nasce da necessidade de divulgar o que de melhor se faz em ciência na nossa comunidade académica e de reunir numa publicação séria e estruturada, artigos científicos produzidos por investigadores, professores, alunos da FCUL e pelos diversos centros de investigação da faculdade. Esta revista tem a missão de tornar as ciências da FCUL num factor essencial de partilha de conhecimentos. E que melhor ano para editar o primeiro exemplar desta publicação senão o centenário da nossa Faculdade?
No ano passado trabalhámos para poderes usufruir de uma rádio na tua faculdade. Agora vais finalmente poder sentir a Radioactividade no ar durante a tua hora de almoço no C5 e na sala de convívio da AE. E claro, online, às horas que quiseres!
Para celebrar o centenário da nossa faculdade e partilhar o nosso orgulho em fazer parte desta instituição, convidamos-te a participar numa série de vídeos e montagens acerca das várias actividades que constituem a vida da FCUL. Nestes vídeos pretendemos juntar o melhor do espírito académico com as tuas actividades curriculares. Desta forma temos a oportunidade de partilhar contigo e com futuros alunos as mais diversas áreas que fazem da FCUL a grande Faculdade que é hoje.

Objectivos:

• Depois de dados os primeiros passos, a revista da Faculdade de Ciências, uma publicação de carácter científico que visa a união entre investigadores e estudantes, vai tornar-se realidade.
• Recuperação do Arquivo da AEFCL, anterior aos anos 80, e da história centenária da nossa Associação dos Estudantes.
• Difusão diária da Radioactividade no C5, sala de convívio da AE e permanente na internet.
• Produção de uma série de vídeos acerca das actividades da FCUL incluída nas comemorações do seu centenário.
• Publicação do IMPROP mais frequente e regular.
• Manutenção do site da AE
• Informação das actividades da AE no seu site, facebook, através da Newsletter e dos painéis informativos da AEFCL.
• Criar a versão inglesa do site da AEFCL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário